quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Missas do tempo Quaresmal


1º Domingo da Quaresma - Tentações de Jesus: nossas tentações










No Primeiro Domingo da Quaresma foi exortado a toda comunidade sobre o "deserto", lugar de se encontrar com as tentações, lugar de encontrar consigo mesmo e com Deus. Nesse sentido, nosso padre lembrou como é importante criar o "Silêncio" para adentrar corajosamente no deserto que ajuda a orar e vencer as tentações como Jesus venceu. A liturgia ainda apontou para algumas tentações que nos afligem em todos os tempos e também sobre a busca do auxilio na Palavra de Deus para derrota-las. Ao final da celebração foi encenada pela Pastoral dos Missionários do Dízimo uma peça teatral. Foi muito legal.      


2º Domingo da Quaresma - Transfiguração de Jesus: necessidade de transfigurarmos









No Segundo Domingo da Quaresma, o galho seco e espinhoso do domingo anterior deu lugar a um galho verde. "Tranfigurou-se". Iluminado ele mostra não as tentações, mas as virtudes e qualidades dos Cristãos.

3º Domingo da Quaresma - A conversão: conquista diária








No Terceiro Domingo da Quaresma, o Padre Sidney nos falou sobre  o sentido da conversão, o qual ninguém deve dizer que está convertido porque isso é uma busca constante. É preciso lutar contra as nossas vontades e disciplinarmos. A liturgia da palavra apontou o "adubo" (Oração e Palavra de Deus), que é instrumento para fazer de nós figueiras frutíferas ao assumirmos nossa Cruz do dia a dia.

4º Domingo da Quaresma - O Pai nos espera sempre de braços abertos









No Quarto  Domingo da Quaresma , o Evangelho narra a historia do Filho Prodigo. Padre Sidney nos falou que todos nós temos um pouco daqueles dois irmãos , tanto o mais novo  que foi embora e gastou toda sua herança, como o mais velho ,que na volta irmão criou barreiras e foi contra a atitude do Pai .

5º Domingo da Quaresma - Quem nunca pecou que atire a primeira pedra







No Quinto Domingo da Quaresma , durante a homilia Pe.Sidney, falou-nos  da  importância do acolhimento, a exemplo de Jesus , que acolheu aquela mulher adultera que queriam que fosse apedrejada. Falou-nos também que alem do acolhimento Jesus fez o anuncio da verdade para ela quando disse " vai e não volte a pecar". Assim como aquela mulher somos acolhidos por Deus, mas quando for feitos "anúncios" que nos apontam os caminhos que nos levam a conversão, estejamos firmes para enfrentar os obstáculos que nos levam a Deus.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário