Extraído da Bula Misericórdiae Vultus, o tema, "Misericórdia que se estende de geração em geração" (MV 24), é o assunto central da Novena de Nossa Senhora das Graças em 2015. O inicio deu-se no dia 19 de novembro em nossa paróquia, aonde nosso pároco, Pe Sidney, nos disse que a novena a cada ano tem se tornado um "ponto alto" da vivência da Fé em nossa comunidade, da mesma maneira que a Semana Santa.
Confira abaixo um breve resumo dos dias da novena da Padroeira
1º Dia - Padre Hiansen Vieira Franco
Tema: "A Igreja vive o desejo de oferecer a Misericórdia" (MV 10)
Não pudemos realizar a procissão programada, mas nos encontramos na Matriz para que junto das crianças da catequese, coroinhas e Pastoral da Criança de nossa comunidade recebessemos a imagem de Nossa Senhora das Graças que chegava da Capela São João Batista. Ao canto "Mãezinha do céu" a imagem entrou com solenidade pela nave da igreja. Foi lindo. Para abrir a Novena, recebemos o Pe. Hiansen, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Poços de Caldas, o qual frisou algumas coisas notáveis, como: quem ouvir a Palavra de Deus e colocar verdadeiramente em prática pode viver melhor já nesta vida; olhar para Maria como a Estrela maior que nos guia até Jesus; a novena dedicada a Maria é uma oportunidade de tornarmo-nos homens e mulheres mais misericordiosos. O Padre ainda lembrou que a Misericórdia é o tema central do Papa Francisco, bastando olharmos para os seus gestos e suas decisões, e que também ele de ser modelo para os Cristãos. Ser um cristão misericordioso é procurar a comunhão com o próximo, é alegrar com quem está alegre, é chorar com aquele que chora.
Dos profissionais que se aproximaram do presbitério para uma bênção, nesta noite quem se aproximou foram as domésticas e as costureiras e a coroação de Nossa Senhora ficou por conta do CPP e do CAEP.
2º Dia - Padre Maurício Marques da Silva
Tema: "A Misericórdia é o caminho que une Deus e o homem" (MV 2)
No
segundo dia da novena recebemos um grande amigo de nossa paróquia que em outras
oportunidades já esteve rezando conosco
, o Pe. Mauricio, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guaxupé, o qual trouxe consigo os seminaristas propedeutas, Renan e Luan. Refletindo sobre o tema do dia, convidou-nos a sempre estarmos nos caminhos da misericórdia, pois ele nos une a
Deus. Muitas vezes parece que nós não conseguimos sentir a misericórdia de Deus
em nossa vida, ficamos a lamentar e esfriamos em nossa fé. Temos que entender
bem o que é a misericórdia de Deus , mesmo diante das nossas tribulações.
Diante de todas dificuldades de nossa vida Deus está com os Braços abertos
pronto para sempre nos proteger e nos acolher, pois sua Misericórdia é eterna e sem limites. Deixemos nossa auto-suficiência
de lado e recorramos sempre a Misericórdia do Senhor para assim sermos
misericordiosos com o nosso próximo, concluiu o Padre Mauricio.
Nesta noite as donas de casa
receberam a benção para suas vidas e a coroação foi feita pelas crianças da paróquia.
3º Dia - Padre Francisco Carlos Pereira
Tema: "A Misericórdia de Deus é a sua responsabilidade por nós" (MV 9)
Nesta Terceira noite da Novena recebemos o amigo da casa: o Pe. Francisco Carlos Pereira, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Poços
de Caldas. Em sua Pregação também focou a importância da celebração da
novena da padroeira e assinalou que a misericórdia de Deus é para que voltemos para ele, e devemos sempre
exercitar este tema em nossa vida, até mesmo com os que se dizem nossos inimigos.
Numa expressão que marcou esta celebração Padre Carlinhos afirmou que a Misericórdia
é o “acabamento de Divino” fazendo uma alusão a construção de uma casa que no
seu acabamento tudo é mais “caro” mais difícil, porém é o que dará forma, conforto e beleza para a casa.
Neste dia a benção foi dada aos comerciantes e as pessoas que tem "Maria" em seu nome vieram para coroar a imagem de Nossa Senhora das Graças.
4º Dia - Padre Ronaldo Aparecido Passos
Tema: "Jesus de Nazaré revela a Misericórdia de Deus" (MV 1)
Tivemos a honra de recebermos mais uma vez em nossa paróquia o Padre Ronaldo que é Reitor do Seminário Diocesano Santo Antônio de Pouso Alegre. Junto dele, veio pela primeira vez o Diácono Lucas Muniz. Na Homilia, o padre usou fatos
cotidianos para compartilhar conosco sobre o tema da noite. Disse-nos entre
outras coisas que nossas atitudes e ações mostra aquilo que somos para os outros. As
atitudes e ações de Jesus mostravam que ele era verdadeiramente Deus, porém os discípulos
pediam a ele que lhes mostrasse o Pai. Em várias passagens bíblicas vemos que os perseguidores de Jesus não entediam os gestos e acolhimento que Jesus dava aos pobres e pecadores, era a misericórdia
que faltava no coração deles. Jesus vem ao nosso encontro para cumprir sua
Missão, e da mesma forma nós, com
nossos gestos e atitudes devemos revelar
o amor e a misericórdia de Deus. Muitas
vezes queremos fazer coisas grandiosas para agradar o próximo, mas é com gestos
simples que Deus se revela a nós.
A benção foi para as pessoas que trabalham em escritório e a coroação foi realizada pelos crismandos de nossa comunidade paroquial.
5º Dia - Padre Heraldo Freitas Lamin
Tema: " A Igreja tem a missão de anunciar a Misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho" (MV 12)
Na quinta noite novena, nossa paróquia recebeu com grande
alegria o Pe Heraldo Freitas Lamin, que foi o primeiro Pároco desta comunidade e que vive o Ano Jubilar de Prata Sacerdotal, motivo este que levou o Pe. Sidney e a comunidade paroquial, através das Santas Missões Populares, a homenageá-lo com uma placa de agradecimento.
Padre
Heraldo enriqueceu muito esta noite com sua visita, e em sua homilia afirmou que Deus nunca nos abandona, e quando nos colocamos em atitude de
oração, nos abrimos para que Ele entre em nossos corações, para assim
celebrarmos o que vivermos e vivermos o que celebrarmos. Devemos estar atentos
ao que Deus nos fala e sairmos mudados das celebrações, para que de volta para nossas
casa sejamos pessoas melhores. Deus quer criar um mundo sem discriminação, sem
diferença. Devemos sempre suplicar a misericórdia de Deus , pedindo perdão pelo
nossos erros e pecados , e acreditar que mesmo no fundo do poço, ele estende
suas mão misericordiosas para nos socorrer.
A coroação da imagem foi feita pelas pessoas que moram na paróquia desde o seu início e a benção foi dirigida aos profissionais da saúde e da educação.
6º Dia - Padre Márcio Alves Pereira
Tema: "Para ser capazes de Misericórdia, devemos primeiro pôr-nos à escuta da Palavra de Deus" (MV 13)
Na sexta noite da novena em louvor a Nossa Senhora das Graças, recebemos o Padre Márcio da Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio de Machado. O Pe. disse-nos que a Misericórdia de Deus é eterna e que Jesus nos ensina a ser Misericordiosos como o Pai é misericordioso. O fato de sermos batizados nos traz uma responsabilidade muito grande, pois nos tornamos filhos de Deus.
Nesta noite também teve uma bênção aos trabalhadores rurais e da construção civil, e a coroação de Nossa Senhora ficou por conta das gestantes de nossa comunidade.
7º Dia - Padre José Ronaldo Neto
Tema: "Redescubramos as obras de Misericórdia" (MV 15)
Neste Sétimo dia da Novena recebemos o Padre José Ronaldo da Paróquia Santa Rita de Palmeiral, que nos ensinou a agradecer a Deus por todas as graças concedidas, e quando nós celebramos a festa da Nossa Padroeira estamos celebrando a nossa caminhada somos a igreja de Jesus Cristo. Nossa Senhora vive passo a passo a sua vocação, por essa graça de ser a mãe do Salvador. Todas as gerações contemplam a Misericórdia de Nosso Senhor. A Palavra de Deus ilumina passo a passo o nosso caminho a Jesus.
A benção desta noite foi para os motoristas, e a coroação foi feita por membros das Capelas São João Batista e Nossa Senhora da Rosa Mística.
8º Dia - Padre Juliano Borges de Lima
Tema: "A Misericórdia não é contrária a justiça" (MV 21)
Na oitava noite da novena esteve conosco o neo-sacerdote, Pe. Juliano da Paróquia São Francisco e Santa Clara de Poços de Caldas. Disse-nos que às vezes criamos um abismo entre as palavras Misericórdia e Justiça. Justiça é dar a cada um o que é seu, e também uma virtude cardeal; precisamos também criar o hábito para a justiça. É através dos atos que chegamos a virtude da justiça. O justo em Deus vai além da lei, da sempre um passo a mais, e que a Misericórdia está acima de qualquer lei.
A bênção foi destinado aos profissionais liberais e aos autônomos e a coroação foi realizada pelas mãos da equipe missionária.
9º Dia - Padre Sidney S. Carvalho (Pároco)
Tema: " Salve Rainha: volvei para nós os seus olhos misericordiosos" (MV 24)
Repleta de fiéis, a igreja se encontrou no último dia da novena de nossa padroeira para louvar e agradecer a Deus a sua misericórdia e também pedir que Nossa Senhora das Graças volte seus olhos para nós. Nosso padre recapitulou um pequeno trecho dos temas abordados nos dias anteriores e tratou do tema do dia, apontando que Deus foi misericordioso com Maria e ela já se mostrou misericordiosa em sua prática. O seu "sim" ao Arcanjo Gabriel levou-a a uma vida misericordiosa. Ao término, o padre salientou que devemos pedir mais um pedido nas mãos de Nossa Senhora: que ela nos confie a Jesus Cristo, na medida em que nós formos desenvolvendo as atitudes de misericórdia em nossas vidas.
Foi distribuído um vidrinho de óleo abençoado a cada fiel e a coroação foi realizada pelas coordenadoras dos 13 setores missionários de nossa paróquia.
Viva Nossa Senhora das Graças!!!
Viva Jesus Cristo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário