domingo, 27 de novembro de 2016

Último dia da Novena de Nossa Senhora das Graças (27-11-2016)

Nesta noite festiva em louvor a nossa padroeira, Nossa Senhora das Graças, comunidade reuniu-se juntamente dos visitantes de outras comunidades, em especial os missionários das paróquias Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Esperança, São Francisco e Santa Clara, São João Bosco e São Paulo Apóstolo, para que através da presidência de nossa pároco, Pe. Sidney, celebrássemos a Santa Eucaristia e a última noite da novena com o tema “Maria, solícita ao Espírito Santo”.
Pe. Sidney, na homilia, assinalou que a sociedade apresenta vários tipos de "modelos", por exemplo, modelos de beleza, de qualidade de serviços, etc. Entretanto, o modelo que Deus apresenta a nós tem um sentido geralmente contrário do sentido valorizado pela sociedade. Maria foi um modelo apresentado com fragilidade, pobreza, mas no Canto do Magnificat ela dá as referências para um modelo de fortaleza, perseverança , fidelidade e seguimento a Deus. Esta  Mulher , com este perfil , achou graça diante de Deus e nos presentou com a maior Graça de todas, que foi nos seu próprio filho Jesus.
Quando pensamos em Maria solícita ao Espírito Santo, lembramos que ela foi aberta aos dons do Espírito Santo. Teve esta virtude até nos momentos que ela podia se desesperar. Nós diante das nossas  dificuldades, costumamos titubear na fé e acabamos nos desesperando e, por vezes, distanciando de Deus. Que  possamos , ter Maria a Senhora das Graças o nosso Modelo de Fé, estando abertos a ação do Espírito Santo. Que esta Novena da Padroeira nos ajude a amadurecer e firmarmos nossa Fé; que renda frutos na nossa vida espiritual e comunitária para o engrandecimento do Reino de Deus, concluiu nosso Padre.
Ao término da missa, foram abençoados os óleos e distribuídos a todos os fieis presentes. A coroação foi realizada pelos amigos missionários do Setor Léste-Sul.

Viva Nossa Senhora das Graças!!!






 










 


















































 

Continuação da Novena - 23 a 26-11-2016



SEXTO DIA:
MARIA, MÃE COMPASSIVA DA HUMANIDADE.


No sexto dia da novena esteve conosco o Pe. Mauricio, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Guaxupé. O amigo disse-nos que  Maria, como Mãe, sabe olhar com carinho, tem seu jeitinho de mãe e que nós não podemos deixar acabar a nossa fé e nossa admiração por ela, mesmos nas adversidades que vivemos, sobretudo as que atualmente passamos em nosso Brasil.

"Fazei tudo o que Ele vos disser''. Esta é a frase que Maria falou aos que estavam na festa de casamento em Caná e também ecoa hoje para nós, pois  ela  intercede por todos nós, seus filhos, em nossas dificuldades.
Neste dia, foram abençoados os meios de transportes e a coroação foi feita pelas equipes de serviços que atuam com as liturgias (Coroinhas, Salp/Leitores, Meces, Batismo, Noivos e Músicos).











SÉTIMO DIA: MARIA ESPERANÇA DO POVO DO SENHOR
Recém chegado à Paróquia São Félix de Nicosia, o Frei Evandro nos prestigiou com a sétima noite da novena. O franciscano assinalou que precisamos refletir, pensar  a resposta que temos que dar a palavra de Deus. Do que adiantaria fazer missas, rituais e celebrações se não dermos a resposta certa para Deus. Assim, corremos o risco de falar conosco mesmos e não com Deus. É importante estarmos atentos ao seguimento de Jesus. O que Deus quer de cada um nós? Deus precisa de alguma coisa? Não. Deus não precisa de nada, Ele quer apenas salvar a humanidade, e para isso nos chama e nos dá a sua mãe para nos ajudar nesta missão.
Ao término da missa, a benção foi para os documentos e fotografias de entes queridos. A homenagem a Nossa Senhora das Graças foi feita pelas Pastorais Sociais (Dízimo, Misericórdia, Saúde, Criança e Associação São Vicente de Paulo).































OITAVO DIA: MARIA, MULHER SILENCIOSA E COMUNICATIVA

Veio celebrar a oitava noite, o Pe. Ronaldo Passos. Segundo o padre, o jeito silencioso de Maria faz com que nós notemos a graça divina. Ela, que as vezes, não entendia o projeto de Deus, mas mesmo sem entender entregou-se prontamente aos planos de  Deus. Silenciou seu coração, e nós, hoje somos chamados a também calar o nosso coração para ouvirmos a Deus. No entanto, nós, por vezes, temos dificuldades de silenciarmos para ouvirmos a Deus.
Nesta noite as casas foram abenloadas e a homenagem a nossa padroeira foi feita pelo núcleo da Catequese Paroquial (catequistas e catequisandos - infantil, jovens e adultos)
.