quinta-feira, 24 de novembro de 2016

MARIA: MODELO DE FIDELIDADE A DEUS (Novena de N. Sra. Graças - 19 a 22-11-2016)

ESTÁ ACONTECENDO NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, DE 19 A 27 DE NOVEMBRO, A NOVENA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.
AOS  SÁBADOS  E  DOMINGOS,  ÀS  19  HORAS.
DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA,  ÀS 20  HORAS.

END.: AV. JONATHAS MEDINA, 120 - COHAB
POÇOS DE CALDAS - MG


É UM TEMPO ESPECIAL DE GRAÇAS E BÊNÇÃOS. PARTICIPE. TRAGA A SUA FAMÍLIA PARA AGRADECERMOS JUNTOS A DEUS AS SUAS MARAVILHAS SOBRE TODOS NÓS.

PRIMEIRO DIA:
MARIA, PRESENÇA CONSOLADORA NA DOR
Honrosamente recebemos para abrir nossa novena, um grande amigo de nossa paróquia, o Pe. Márcio - da Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio, de Machado. A Celebração teve início com uma bela procissão saindo em frente da Escola Padrão e finalizando em nossa Matriz Paroquial.
Em sua homilia, Pe. Márcio lembrou-se das nossas dificuldades e dos nossos pedidos dirigidos à proteção da Virgem Maria. Ela disse seu "Sim" ao projeto de Deus,e descobriu que Herodes queria matar seu filho . Aí surge uma preocupação, Maria toma seu filho no colo e com José, juntos fogem para o Egito. Aos 12 anos, ela perde Jesus no templo. Muitas famílias passam por grandes tribulações, com medo das drogas de assalto.
Maria é presença salvadora da dor. Nós também a veneramos como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ela que nos socorre em todos os momentos como uma mãe que intercede ao Seu Filho Jesus. 
Essa querida mãe fortalece nossa esperança e sempre pedindo a proteção de Deus a todos os nossos familiares. Sempre ao sairmos de casa devemos pedir a benção aos nossos pais, E essa benção vem de Deus, Maria não se cansa de pedir por todos os seus filhos e filhas. No calvário ganhamos uma nova mãe, esse amor que sentimos por Nossa Senhora nunca vai nos desamparar, nela vamos renovar nossas esperanças. Que nós possamos sempre conversa com Nossa Senhora, sejamos e estamos sempre confiantes em Jesus que nos deu essa mãe tão amorosa, e que sempre nos consola. Devemos pedir sempre ao Espírito Santo de Deus em nossa família.
Agradecemos a Deus por essa Mãe tão amorosa.
Os paroquianos trouxeram rosas para a padroeira e ao término da missa levaram sementes de girassol abençoadas para serem plantadas. Este é um sinal do cuidado com a fé!
A homenagem feita a Nossa Senhora das Graças ocorreu pelos cuidados dos 13 setores paroquiais e também pelos Grupos de Reflexão.


















SEGUNDO DIA:
MARIA FORÇA DOS QUE LUTAM POR JUSTIÇA


Presidiu a Celebração Eucarística e a Novena desta segunda noite, o Pe. Lucas, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, nesta.
Em sua partilha, assinalou sobre a devoção a Maria, tendo quem a admiria um encontro com o seu filho, Jesus Cristo, o qual é o Rei do Universo, celebrado solenemente neste dia.
Podemos afirmar que Maria é Rainha, não pelas suas forças, mas por mérito do seu filho, que através da sua encarnação nos deu a vida eterna. O "Sim" de Maria foi renovado durante toda sua vida, desde a concepção passando pela  visita a sua parenta Isabel e chegando ate o pé da Cruz, e ali Maria deixa de ser mãe apenas de Jesus e passa a ser mãe da humanidade. Devemos seguir o exemplo de Maria no discipulado e dizer e renovar o nosso “Sim” todos os dias, pois somos sempre convidados a sermos construtores do Reino de Deus, em que devemos procurar praticar a Justiça, a honestidade e o bem, pois a justiça sempre prevalece, e aquele que é justo em sua vida agrada o coração de Deus. Quando estivermos em tribulações, nos entirmos fracos na fé, agarremos no exemplo de Maria para sempre praticarmos a Justiça, concluiu o Padre.
A homenagem a Nossa Senhora das Graças foi feita pela Equipe de Nossa Senhora. A água foi abençoada para todos os paroquianos que trouzeram. Este foi um sinal do batismo renovado.





























TERCEIRO DIA:
MARIA CONSOLADORA DOS EXCLUÍDOS

Na terceira noite recebemos o Pe. Claiton, Administrador Paroquial da Paróquia São José Operário de Guaxupé e Chanceler do Bispado.
Em sua reflexão, ponderou sobre amar e imitar Maria em suas virtudes. Jesus Cristo passou pelo mundo fazendo o bem, olhando a todos e, ao observar o sofrimento de Jesus, quem estava com ele era Maria. Ela padeceu em tudo e sempre ao lado de Jesus. Maria é aquela que sabe olhar realmente pela súplica de todos. Ela é a consoladora dos aflitos e excluídos porque ela passou pela dor e exclusão. A alegria de Maria expressada no Cântico do Magnificat revela para nós este olhar de mãe que ama. Ela foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador. Contemplar as dores de Maria, nos leva a ama-la cada vez mais e a espelharmos nela para vivermos cada vez mais a nossa missão de batizado.
Nesta noite a comunidade trouxe para ser abençoado um outro sinal batismal: o sal. E a homenagem a Nossa Senhora das Graças ficou por conta dos aposentados de nossa comunidade.










































QUARTO DIA:
MARIA,SOCORRO DOS AFLITOS E OPRIMIDOS.


Pela primeira vez para presidir uma Eucaristia em nossa paróquia, esteve o Pe. Gilgar, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, de São Sebastião do Paraíso.
Partilhou conosco que devemos celebrar a grandeza de Deus em nossas vidas, que as comunidades devem se unir em alegria para celebrar a festa da Padroeira, pois Maria foi fiel a Deus e olhando para ela que se mostrou firme e fiel, ela deixa valer a vontade de Deus e não a dela. Maria ouviu atentamente o pedido de Deus e disse: "Eis aqui a serva do Senhor". Servidora, se coloca de prontidão ao ouvir a voz de Deus. Nós, quantas vezes ouvimos o chamado de Deus e dizemos que não temos tempo. É importante sermos como Maria, modelo de fidelidade a Deus, cada vez que nós reunirmos em grupos maiores ou menores, somos fortalecidos ainda mais por Deus. Devemos viver e colocar em pratica o que ouvimos de Deus, não somente na missa, mas levar a palavra de Deus para fora da igreja também. Que possamos ainda mais ser perseverantes e que Deus nos fortaleça para sermos firmes e fieis como Maria foi nos planos de Deus.
Nesta noite tivemos a  bênção  para os remédios e exames. A homenagem a Nossa Senhora das Graças foi feita pelas Pastorais Marianas.



































































QUINTO DIA: MARIA,AUXÍLIO DOS PROMOTORES DA VIDA

Na quinta noite a presidência foi da Missa foi feita pelo Pe. Sidney, mas a pregação e a novena estiveram aos cuidados do Diácono Leandro, formador do Seminário Diocesano São José, de Guaxupé. A noite foi abrilhantada também pela presença dos 4 seminaristas propedeutas, Tales e Otávio, ambos de Paraguaçu, Gabriel de Alpinópolis e Mateus de Juruaia.
Na homilia foi-nos recordado pelo Diácono Leandro como é bom termos uma "Mãe do céu", quando tantas pessoas se entristecem por não terem mais suas mães biológicas, nós temos esta  Mãe maior que nos foi dada pelo próprio Deus. Sobre o Evangelho indagou-nos: qual o vinho tem faltado em nossas vidas? Temos confiado somente em nossas forças ou temos a confiança em Jesus? Se precisamos de ajuda para transformar algumas situações desagradáveis de nossas vidas, contamos, então, com o auxilio de Maria, a qual sempre está pronta para levar nossos pedidos ao seu filho, concluiu o diácono.
Nesta noite foram abençoados os pães, sinais da partilha que devemos realizar em nossas vidas.
     














 

Nenhum comentário:

Postar um comentário