terça-feira, 11 de março de 2014

Missas do Tempo Quaresmal 2014

Neste tempo quaresmal somos convidados a viver a mística da verdadeira conversão repensando nossos hábitos e sobre as tentações  que nos afastam de Deus. Esse momento nos chama a oração, ao jejum e a penitência. Durante os cinco domingos da quaresma, refletiremos sobre a Campanha da Fraternidade, cujo tema fala do Tráfico Humano. Na matriz realizaremos em cada Domingo ações litúrgicas para representar os tipos diferentes de tráficos humanos a fim de levar a nossa comunidade ao esclarecimento do assunto em suas variadas formas.

1.º Domingo da Quaresma. 
Neste 1.º Domingo da Quaresma, rezamos sobre as tentações de Cristo no deserto. Na missa da manhã, Pe. Alessandro convidou a assembleia  a refletir: "Como estamos em nossa caminhada de fé? Onde precisamos melhorar? O que fazer para termos uma vida nova"? O deserto é o local de encontro com Deus, más também é o local das tentações.
Na Missa a noite, Pe. Sidney exortou a comunidade para ficar atenta: "não depende do lugar para que caiamos nas tentações. Adão e Eva estavam no paraíso, cederam e caíram em  tentação. Jesus, passando tanto tempo no deserto, também foi tentado, mas manteve-se firme e resistiu a todas as tentações.
Neste Domingo rezamos de forma especial por todas as pessoas que sofrem com o trabalho escravos nas lavouras, pecuária, mineração, pedindo a Cristo que traga a liberdade a todos que sofrem este mal.





2.º Domingo da Quaresma.
Neste 2.º Domingo da Quaresma, rezamos sobre a Transfiguração de Jesus. Na Homilia, Pe. Sidney levou-nos a refletir sobre  o "Chamado de Abrão" (primeira leitura), em que ele já com idade avançada recebeu o chamado de Deus e deixou todas as suas seguranças para realizar a vontade do Senhor. Nós também recebemos o chamado de Deus, mas o medo, a insegurança, o comodismo e outras coisas assim, dificultam que nos lancemos nos projetos que Deus tem para nós.
Neste tempo favorável de retiro quaresmal precisamos transfiguramos nas questões que nos afastam de Deus e dos compromissos sociais.
Nesta Celebração rezamos de forma especial por todas as  vítimas do Tráfico Sexual de Mulheres.




3.º Domingo da Quaresma.
Neste 3.º Domingo da Quaresma, rezamos sobre a Água Viva que é o próprio Cristo. Na Celebração Eucarística da manhã, Pe. Sidney falou-nos que Jesus é o  Poço que jorra  a Água Viva que a Samaritana experimentou e se alegrou, pois sentiu que naquele momento o Cristo que devia vir, chegou em sua vida. Isso também pode acontecer conosco se nos abrimos ao Filho de Deus. À noite, Pe. Alessandro falou sobre algumas coisas que buscamos para "matar"  nossa sede de Vida, os nossos vazios, e que só sentiremos saciados se buscarmos a Verdadeira Água Viva que é o próprio Jesus. Nestas Celebrações rezamos pelas vítimas do tráfico de crianças . 


 

 
           








4.º Domingo da Quaresma.
Neste 4.º Domingo da Quaresma, rezamos por todas as vitimas do Trafico de órgãos,  situação esta que leva as pessoas a terem seus órgãos vendidos como mercadorias num grande esquema mafioso. Na Homilia Padre Alessandro , refletindo sobre o cego de nascença que foi curado por Jesus , falou-nos das cegueiras espirituais que nos impedem de termos uma comunhão mais intima com o Senhor e com sua Igreja.











5.º Domingo da Quaresma.
Neste 5.º Domingo da Quaresma, onde o Evangelho do Dia , narra a Ressurreição de Lazaro, lembramos e rezamos por todas as famílias , que vivem o drama do trafico Humano, principalmente pelos que tiveram suas vidas ceifadas por este crime. Na Homilia Pe.Sidney falou-nos sobre nossa  caminhada quaresmal, onde contemplamos e celebramos Jesus que vence o tentador, que se transfigura no alto da montanha, que dialoga com a samaritana e cura o cego de nascença.Nesta Celebração  Jesus se apresenta como a “Ressurreição e Vida”.Jesus nos convida a olhar tanto para a morte física de Lázaro, quanto para a morte espiritual da qual todos podemos ser vítimas. Muitas vezes amarrados, presos por mil coisas perdemos o sentido da vida e nos isolamos em nosso egoísmo, deixando de participar do convívio comunitário. Diante de tantas ameaças: (doenças, divisões, desespero, marginalização, violência, tráfico humano...) Jesus vem ao encontro de todos na situação concreta da vida de cada um. Ele pode tirar a pedra do túmulo que nos sufoca e nos fecha no pecado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário