domingo, 16 de novembro de 2014

I Retiro Missionário Paroquial

A Paróquia Nossa Senhora das Graças viveu o I Retiro Missionário Paroquial.                                  
Tudo começou às 20:00 do dia 14 de novembro. Os três missionários que foram a Guaxupé por primeiro deram início aos trabalhos. Os 11 setores missionários, representados pelos seus coordenadores que empunhados com as bandeiras, foram acolhidos com alegria e calor humano.         
Não faltou, é claro, o instante de oração, pedindo as luzes do Espírito Santo que clareassem os caminhos deste pequeno e importante período que é o retiro paroquial.                                                  
Antes de terminar esta noite - início do retiro - os padres Alessandro e Sidney expressaram a alegria pelo acontecimento da missão, revelando a todos que havia 172 pessoas participando deste belo encontro.                                                                  

No sábado dia 15 de novembro, às 8:00 deu-se início às atividades do dia. O canto do Ofício Divino das Comunidades introduziu os retirantes no ambiente de formação missionária.                     

As formações foram preparadas e partilhadas pelos missionários da mesma paróquia. Foi uma dádiva ouvir cada formação. Quanto interesse e atenção foi percebido durante estes dias.             
Para não cansar, o grupo musical alegrou todo mundo. "Missionário êh... Missionária ah...", assim cantou todo mundo que aprendeu rapidinho a letra.                                                                      
O almoço estava delicioso. Nesse instante todo mundo confraternizou. Tudo correu de modo muito organizado e sem atropelos. Até o ambiente do almoço favoreceu a manutenção no clima de retiro.                                                                       
Em alguns instantes, o SALP nos ajudou demais. Foram as orações, a introdução da água benta, a aspersão, a chegada da luz... Em tudo um toque de arte e beleza que ajudou a rezar.                              

Recebemos algumas preciosas visitas durante o percurso do retiro. O Pe. Gledson com o seminarista Luciano chegaram com alguns amigos missionários da Paróquia São Francisco e Santa Clara e se mostraram atentos ao processo. Também o seminarista William Franqui veio com o Pe. Claudionor (Coordenador do Setor Missionário Leste-Sul). Este deu uma palavra de alegria aos presentes. E um pouco antes da Vigília Eucarística chegaram missionários vindos de Cabo Verde com o Pe. Henrique (Coordenador de Pastoral da Diocese), o qual também nos trouxe alegria para o retiro.                                                 

A Vigília foi um ponto alto do retiro das SMP. Foi o Pe. Alessandro quem celebrou este instante com os populares. A vela acesa e a assinatura do Termo de Compromisso são sinais/gestos que gritam extremamente alto sem ressoar palavra alguma. Não há como não se comprometer com as SMP.                                      
Após um lanche, o momento de coroar o retiro: a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Sidney. Se durante o dia percebemos que as SMP são fundamentais, agora é preciso pensar como elas devem ser feitas. A missa nos lembrou que "todos" sem excessão podemos e devemos nos comprometer com esta causa.                                  
Antes de findar o retiro, a paróquia foi revestida pelo manto de Nossa Senhora. Todos nos sentimos protegidos pela nossa Mãe maior.                           
A realização deste retiro na Paróquia Nossa Senhora das Graças deu a todos os 172 participantes uma alegria imensa pela oportunidade de estar ali: rezando, cantando, realizando a formação, coordenando, enfim... participando deste instante de graça que impulsiona o missionário a sair de si mesmo.         

Abaixo acompanhe algumas fotos dos dias.

Acolhida Setor SAGRADA FAMÍLIA
SETOR N. SRA. CARMO















SETOR STA. TERESINHA



SETOR SÃO SEBASTIÃO









SETOR N. SRA. AUXILIADORA
SETOR N. SRA. ROSA MÍSTICA











SETOR S. JOÃO BATISTA


SETOR SANTO ANTÔNIO


















SETOR SÃO FRANCISCO
SETOR N. SRA. ROSÁRIO
SETOR RAINHA DA PAZ







Entronização do banner das Santas Missões Populares

Início das atividades do Retiro das SMP
Padres Alessandro e Sidney

























Oração da Manhã (entrada do Círio Pascal). Momento especial, quando o Ofício Divino das Comunidades é cantado. Momento especial de confiante entrega de si mesmo a Deus para viver um dia de retiro total.

O povo no Retiro.

Partilha.




Animação.
Alegria e descontração.

Formação.
Formação. 

Formação
 
Bem vindo visitante: Pe. Claudionor



Bem vindo visitante: Pe. Henrique.













Chamamento pelo Espírito Santo.















Vigília Eucarística.























Eucaristia: agradecimento ao Deus da vida; ao Deus missionário. Agradecimento
pelos trabalhos de cada missionário e pela doação de cada um que se
fez presente neste dia abençoado.




















Eucaristia: Entrega de Cristo; entrega de cada um de nós.
































Ao término do dia fomos cobertos pelo manto de Nossa Senhora das Graças. Que bênção!!!


















NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS:
CUBRA-NOS SEMPRE COM O TEU MANTO.
ENSINA-NOS SER MISSIONÁRIOS DO TEU FILHO JESUS.
AMÉM!!!






























Um comentário:

  1. Foi uma benção este retiro espiritual da nossa paróquia N. Sra. das Graças. Pois, sai fortalecido e abençoado pronto para dar novos passos na caminhada das Santas Missões Populares. Joaquim

    ResponderExcluir