A Paróquia Nossa Senhora das Graças viveu o I Retiro Missionário Paroquial.
Tudo começou às 20:00 do dia 14 de novembro. Os três missionários que foram a Guaxupé por primeiro deram início aos trabalhos. Os 11 setores missionários, representados pelos seus coordenadores que empunhados com as bandeiras, foram acolhidos com alegria e calor humano.
Não faltou, é claro, o instante de oração, pedindo as luzes do Espírito Santo que clareassem os caminhos deste pequeno e importante período que é o retiro paroquial.
Antes de terminar esta noite - início do retiro - os padres Alessandro e Sidney expressaram a alegria pelo acontecimento da missão, revelando a todos que havia 172 pessoas participando deste belo encontro.
No sábado dia 15 de novembro, às 8:00 deu-se início às atividades do dia. O canto do Ofício Divino das Comunidades introduziu os retirantes no ambiente de formação missionária.
As formações foram preparadas e partilhadas pelos missionários da mesma paróquia. Foi uma dádiva ouvir cada formação. Quanto interesse e atenção foi percebido durante estes dias.
Para não cansar, o grupo musical alegrou todo mundo. "Missionário êh... Missionária ah...", assim cantou todo mundo que aprendeu rapidinho a letra.
O almoço estava delicioso. Nesse instante todo mundo confraternizou. Tudo correu de modo muito organizado e sem atropelos. Até o ambiente do almoço favoreceu a manutenção no clima de retiro.
Em alguns instantes, o SALP nos ajudou demais. Foram as orações, a introdução da água benta, a aspersão, a chegada da luz... Em tudo um toque de arte e beleza que ajudou a rezar.
Recebemos algumas preciosas visitas durante o percurso do retiro. O Pe. Gledson com o seminarista Luciano chegaram com alguns amigos missionários da Paróquia São Francisco e Santa Clara e se mostraram atentos ao processo. Também o seminarista William Franqui veio com o Pe. Claudionor (Coordenador do Setor Missionário Leste-Sul). Este deu uma palavra de alegria aos presentes. E um pouco antes da Vigília Eucarística chegaram missionários vindos de Cabo Verde com o Pe. Henrique (Coordenador de Pastoral da Diocese), o qual também nos trouxe alegria para o retiro.
A Vigília foi um ponto alto do retiro das SMP. Foi o Pe. Alessandro quem celebrou este instante com os populares. A vela acesa e a assinatura do Termo de Compromisso são sinais/gestos que gritam extremamente alto sem ressoar palavra alguma. Não há como não se comprometer com as SMP.
Após um lanche, o momento de coroar o retiro: a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Sidney. Se durante o dia percebemos que as SMP são fundamentais, agora é preciso pensar como elas devem ser feitas. A missa nos lembrou que "todos" sem excessão podemos e devemos nos comprometer com esta causa.
Antes de findar o retiro, a paróquia foi revestida pelo manto de Nossa Senhora. Todos nos sentimos protegidos pela nossa Mãe maior.
A realização deste retiro na Paróquia Nossa Senhora das Graças deu a todos os 172 participantes uma alegria imensa pela oportunidade de estar ali: rezando, cantando, realizando a formação, coordenando, enfim... participando deste instante de graça que impulsiona o missionário a sair de si mesmo.
Abaixo acompanhe algumas fotos dos dias.
Acolhida Setor SAGRADA FAMÍLIA |
SETOR N. SRA. CARMO |
Entronização do banner das Santas Missões Populares |
Oração da Manhã (entrada do Círio Pascal). Momento especial, quando o Ofício Divino das Comunidades é cantado. Momento especial de confiante entrega de si mesmo a Deus para viver um dia de retiro total.
O povo no Retiro. |
Partilha. |
Animação. |
Alegria e descontração. |
Formação. |
Formação. |
Formação |
Bem vindo visitante: Pe. Claudionor |
Bem vindo visitante: Pe. Henrique. |
Chamamento pelo Espírito Santo. |
Vigília Eucarística. |
Eucaristia: agradecimento ao Deus da vida; ao Deus missionário. Agradecimento pelos trabalhos de cada missionário e pela doação de cada um que se fez presente neste dia abençoado. |
Ao término do dia fomos cobertos pelo manto de Nossa Senhora das Graças. Que bênção!!!
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS:
CUBRA-NOS SEMPRE COM O TEU MANTO.
ENSINA-NOS SER MISSIONÁRIOS DO TEU FILHO JESUS.
AMÉM!!!
Foi uma benção este retiro espiritual da nossa paróquia N. Sra. das Graças. Pois, sai fortalecido e abençoado pronto para dar novos passos na caminhada das Santas Missões Populares. Joaquim
ResponderExcluir