sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Novena da Padroeira 2014. A Virgem Maria, Imagem e Mãe da Igreja

NOVENA DE NOSSA SRA. DAS GRAÇAS
1º Dia: 
"A Virgem Maria Fonte de Salvação"
Iniciou-se com chave de ouro a Novena de Nossa Senhora das Graças neste ano de 2014, com uma linda procissão, tendo Deus nos presenteado com um lindo céu, servindo de cenário para para a nossa padroeira que tão bela, era conduzida pelo seu povo fiel. 



Durante a procissão, junto do nosso pároco, Pe. Sidney e do Pe.Luciano (Pároco da Paróquia São José de Botelhos), presidente da Liturgia do primeiro dia da novena,  a comunidade entoou cânticos e orações, louvando, agradecendo e pedindo graças por intermédio da nossa querida Mãe, a Senhora das Graças. Um Momento marcante foi a chegada da Procissão diante da nossa matriz, onde as crianças do MEJ (Movimento Eucarístico Juvenil), Coroinhas e as crianças assistidas pela Pastoral da Criança e Catequese, acolheram Mãe das Graças e o povo que chegou, entoando o cântico"Mãezinha do Céu".

Procissão: Padres Sidney e Luciano
Acolhida diante da Igreja Matriz
   
     











Durante a missa, Pe. Luciano, refletindo sobre o tema "A Virgem Maria, fonte de Salvação", trouxe-nos os exemplos práticos e cotidianos que nos levaram a refletir como a Virgem Maria cumpre seu papel de intercessora e é aquela em quem devemos recorrer, principalmente nos momentos difíceis da vida, quando precisamos ser "salvos", seja em qualquer situação, pois o amor da Mãe do Senhor e Nossa Mãe, está sempre perto de nós, oferecendo e apontando a Salvação, que é seu próprio Filho, Jesus.

Ao final da celebração, Pe. Sidney convidou todas as domésticas, costureiras e donas de casa para que a frente do presbitério recebessem uma bênção pelos dons de suas vidas e seus ofícios. 
A coroação da imagem de Nossa Senhora ficou a cargo dos onze Setores Missionários de Nossa paróquia, que através de seus coordenadores, empunhados com suas bandeiras homenagearam Nossa Padroeira.

Pe. Luciano
Doxologia

Bênção às trabalhadoras
Oração da novena

Coroação de Nossa Senhora das Graças
 2º Dia: 
"O Imaculado Coração da Virgem Maria"


Neste segundo dia da Novena, recebemos o Pe. Francisco Carlos Pereira (Pe. Carlinhos), Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Poços de Caldas. Em sua homilia, Pe. Carlinhos refletiu que Deus preparou o Imaculado Coração de Maria por muito  tempo, e enviou o Anjo para a Anunciar a Maria que ela seria a Mãe de Jesus. Com tanta alegria em seu coração,  ela cantou o Magnificat. 
Posteriormente, já no encerramento da homilia, numa  bonita expressão, o presidente da missa ensinou que "o Imaculado Coração de Maria bate no mesmo compasso do Sagrado Coração de Jesus".
Ao término da Eucaristia, Pe. Sidney convidou a os comerciantes e prestadores de serviço para que receberem a benção especial pelo dom de suas vidas e seus trabalhos. A coroação da imagem de Nossa Senhora das Graças ficou soba a responsabilidade de todas as crianças da paróquia que fizeram com grande entusiasmo.
  
Imagem de N. Sra. das Graças.

Pe. Francisco Carlos
Bênção

Novena
Coroação

3º Dia:
"A Virgem Maria: Amparo da Fé"
A responsabilidade da terceira noite da novena ficou a cargo do Pe. Alessandro, Vigário Paroquial desta paróquia. Ao tomar o tema, o padre apontou para o seguinte: Maria é uma inspiração grande que a Igreja possui, à qual sempre devemos recorrer, sobretudo nas horas de dificuldades.
A coroação da imagem nesta noite aconteceu no clima das Santas Missões Populares. A equipe dos 20 missionários da paróquia realizou com alegria e amor. 


Pe. Alessandro

Coroação


Benção Final

4º Dia: 
"A Virgem Maria, Mãe da Santa Esperança"

No Quarto dia da Novena,  nossa paróquia recebeu o Pe. Ronaldo Passos, Reitor do Seminário Diocesano Santo Antônio - da Diocese de Guaxupé, em Pouso Alegre. Para a coroação, ele trouxe três seminaristas para coroar a imagem: Willian, Jonhy e Luciano.  O Evangelho das Bodas de Caná serviu para a reflexão do tema, e para a exortação da comunidade à sempre acreditar e a pedir a intercessão de Nossa Senhora, modelo de seguimento e fé. Foi o seu Sim que fez brotar dela a nossa Esperança que é o Próprio Cristo Jesus.
Neste dia, os profissionais da areá de saúde e da educação foram os agraciados com a benção que lhes fora ofertada.
       
Apresentação dos Seminaristas  
Doxologia 

Benção dos trabalhadores
Novena

Coroação
Da esquerda para a direita: Sem. William, Pe.
Ronaldo, Pe. Sidney e Sem. Luciano e Jonhy
          





























5º Dia: 
"A Virgem Maria, Mãe e Mestra Espiritual"
O amigo da paróquia, Pe. Márcio, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Poços de Caldas, foi acolhido por nós para a Missa da quinta noite da novena.
Para maior alegria nesta noite, lembrando um acontecimento presente, o Ano da Vida Consagrada, para coroar a imagem da padroeira, recebemos algumas Religiosas que trabalham em Poços de Caldas. São Irmãs de Jesus Crucificado, Dominicanas, Schoenstat e de Jesus-Maria e José.
Nosso pároco, Pe. Sidney as acolheu e tomou a apresentação de cada uma delas, bem como o jovem vocacionado, Luan Henrique, que acompanhou o padre convidado.
Pe. Márcio lembrou que o cristão autêntico busca sempre a intercessão e as graças de Deus por intermédio de Maria, pois ela está sempre pronta a nos ensinar o Caminho que nos leva a Jesus. Assim como Isabel sentiu seu filho, João Batista, estremecer em seu ventre ao ouvir a saudação de Maria, nós também devemos estar atentos a voz de Maria, e sentirmos em nós a força e a verdade que vem de suas palavras.
Os trabalhadores rurais e da construção civil foram os que receberam uma benção nesta noite.
A coroação ficou por conta das Irmãs religiosas que nos brindaram com suas presenças. 
Apresentação das Religiosas

Padre Marcio

Benção dos Trabalhadores
Novena 

Um encontro de grandes amigos.


  
Coroação
         

   

















                                  



6º  Dia: 
"A Virgem Maria, Mãe do Salvador"

Para presidir a Eucaristia da sexta noite da novena veio o Pe. José Augusto, pároco da Paróquia São Domingos - de Poços de Caldas. Frisou o padre que dentro de 1 mês estaremos celebrando a noite de Natal e que a temática deste dia retrata antecipadamente o sentido natalino. Lembrou ainda que uma paróquia dedicada aos patrocínios de Nossa Senhora das Graças, possibilita aos seus fiéis a busca incessante da paz, do amor e do bem querer, e que nesta noite da novena, Jesus renasça nos nossos corações como na noite de Natal.
Ao término da missa, os motoristas foram os abençoados e a coroação ficou por conta de todos os homens presentes.

Pe. José Augusto

Doxologia




   











Novena
Coroação.
Motoristas sendo abençoados.

















7º Dia: 
"A Virgem Maria, Mãe da Divina Providência "
Como nos dias anteriores, sentimo-nos honrados de receber o Pe. Claudemir, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Campestre, para presidir a Eucaristia e a Novena.
Durante a homilia, o presidente explicou-nos que para refletir sobre o tema proposto, é preciso olhar para a história, pois quando Maria recebeu a visita do Arcanjo Gabriel, ela ouviu a verdadeira voz de Deus e confiou nessa voz. Quando nós também, imitamos Maria e  ouvimos esta voz, então a Divina Providência acontece conosco.
Foram chamados os trabalhadores das indústrias e os desempregados para receberem a bênção. Enfim, a coroação, num clima de silêncio orante, foi realizada por todas as mulheres.

Padre Claudemir
Benção aos trabalhadores
das indústrias e aos desempregados


Momento da Novena
Coroação


Mulheres durante a coroação
Padres Sidney e Claudemir e
os agentes do SALP




















8º Dia: 
"A Virgem Maria, Mãe da  Consolação "
A penúltima noite da novena foi conduzida pelo Pe. José Natal, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Bandeira do Sul.
Conosco, Povo de Deus, o padre rezou sobre a gratuidade de Maria, lembrada a partir do título Nossa Senhora das Graças. Esse título realça mais a sua gratuidade. Ela, em qualquer situação que seja, está sempre a nos consolar.
Pe. Natal cantou também. Divulgou um pouco do seu trabalho: o CD "Santidade". Isso abrilhantou nossa novena, levando através do seu dom, o encanto de Jesus e Maria para a todos os fiéis.
Foram chamados para a bênção, os  profissionais liberais e os autônomos.
A coroação da padroeira foi realizada pelas dedicadas funcionárias de nossa paróquia, que como ressaltou o Pe. Sidney, elas não são muitas, mas desempenham um trabalho silencioso e importantíssimo para toda a comunidade.

Padre José Natal
Doxologia
Padre Sidney e Padre José Natal
e o SALP.



Benção dos trabalhadores


Coroação.

Dia 27 de Novembro 
Dia de Nossa Senhora das Graças e
9º Dia da Novena 
"A Virgem Maria, Fonte de Luz e Vida "
Nesta última noite da novena, comemorando o dia da padroeira, o povo  fiel junto aos seus pastores, se reuniu para celebrar a memória de Jesus Cristo, através da festa de nossa querida Mãe do céu.
Na maioria são os próprios paroquianos que se chegaram na nave da matriz, mas muitos visitantes, vindos de vários lugares de Poços de Caldas e alguns de cidades circunvizinhas. Unidos na fé, todos foram chamados a meditar o tema do dia: “ A Virgem Maria, fonte de Luz e Salvação”, mas também perpassar pelo tema central da novena: "A Virgem Maria, Imagem e Mãe da Igreja".
A Presidência desta Eucaristia esteve nas mãos do nosso pároco, Padre Sidney, que motivou os fiéis, durante a celebração a amar e pedir sempre o auxílio e a proteção de Nossa Senhora. Na Homilia, lembrou-nos um pouco dos vários aprendizados e experiências que recebemos nas noites da novena com os padres visitantes, fazendo-nos entender e meditar sobre a espiritualidade de Maria.
O presidente da missa ainda agradeceu a comunidade e os visitantes pela resposta positiva em acompanhar assiduamente este forte momento eclesial. Frisou ainda sobre as diversas possibilidades da presença de cada pessoa numa novena, dando destaque à participação de coração aberto para a Palavra de Deus e para Eucaristia - nosso alimento espiritual - que segundo  as sábias palavras do Padre, são alimento que nunca dão “má digestão”. Enfim, numa expressão interessante, disse que Maria é o “aroma” de nossa fé, e Jesus é o “sabor”.
Explicando sobre o sentido de “novena” na nossa Igreja, Pe. Sidney  contou-nos sobre a inspiração e origem deste ato de fé cristã: a referência bíblica encontra-se após a Ascenção de Jesus, quando os Apóstolos reunidos com Maria, ainda não tinham vivido o Pentecostes: o receber a força de Deus e assumi-la para a missão.
Participar da novena é colocar-se em sintonia com Deus e estes dias de intensa oração foram uma somatória de esforços de várias pessoas. As pastorais que se fizeram presentes nas acolhidas, os padres visitantes, as funcionárias, as várias pessoas que no silêncio de seus serviços ajudaram estes momentos a acontecer.
Finalmente, Pe. Sidney lembrou que as visitas e os encontros que  Jesus fez foram momentos singulares, mas que não foram instantes definitivos de salvação, pois ela estava se manifestava no Seguimento e no serviço delas. Daí, esses nove dias de graça serem considerados instantes especiais. Para quem participa de uma novena, a maior graça precisa ser a continuidade no Seguimento de Jesus na mesma fé e na mesma Igreja. Ele é a Luz e a Vida trazidos pela Virgem Maria. Sem seguí-lo a vida do cristão pode ser uma mesmice.
Ao término da missa, vidrinhos de óleo foram abençoados e distribuídos aos fiéis. Também, em forma de agradecimento pela linda novena, nossa comunidade conferiu ao Pe. Sidney um quadro (foto) da imagem de Nossa Senhora das Graças no andor da procissão deste ano.
A coroação desta noite aconteceu pelas mãos dos dois conselhos da paróquia: o CPP e o CAEP.
   























 







       

Nenhum comentário:

Postar um comentário