A comunidade paroquial esteve reunida na noite do Natal do Senhor para bem celebrar a Festa da Encarnação. A ilustração da noite foi marcada pela sintonia que foi estabelecida com a Campanha da Fraternidade, cujo tema tratou do Tráfico Humano em suas mais variadas formas.
A estratégica notícia dada pelo presidente da Eucaristia, Pe. Sidney, de que não seria possível receber a imagem do Menino Jesus naquele instante e que o presépio ficaria sem a presença do Menino Jesus lembrou do vazio que os familiares sentem ao terem seus entes traficados. Da mesma maneira que os entes se vão, também o Menino Jesus não estaria nem completaria o presépio. Este fato representou a dor das mães e famílias que sofrem com o trafico humano. A comunidade viveu um pouco a dor de não ter a imagem do Protagonista do Presépio, ou seja, em plena noite de Natal não receberíamos o menino Deus,assim como varias Família no mundo inteiro estão sofrendo com a dor de ter seus filhos traficados.
Após a Proclamação do Evangelho, ainda sob a dinâmica litúrgica, um aviso é dado ao padre: foi encontrada a imagem do Menino Jesus. Tal Boa Nova foi com alegria à assembleia, que cantando de pé recebeu a imagem do Anfitrião da noite natalina que foi trazida pela Policia Militar de Minas Gerais que representou a força de Segurança Pública que combate ao tráfico humano.
Na homilia o padre assinalou alguns significados ao povo falando-nos também sobre as leituras e o Evangelho. Pregou: "a Palavra de Deus proclamada é viva e deve ser atualizada para nossos dias, pois em nossa caminhada, temos luzes e trevas. Quando ouvimos a Voz de Deus e a colocamos em prática, como Abrão, estaremos sob a luz. Mas também as trevas fazem parte de nossas vidas, principalmente pelos pecados cometidos. Daí a chegada de Jesus ao mundo. Ele veio para ser a Luz do mundo".
Já o presépio, contou-nos Padre Sidney, deve ser nossa própria vida, onde o menino Deus deve fazer morada em nossos corações, pois o modo infantil que Deus nos é apresentado, inspira em nós o amor. Ele quer nos amar e quer ser amado.
Celebrar o Natal é Motivo de encontrar com Jesus, pois ele é o real e verdadeiro sentido para nossas vidas. Que levemos a confraternização e a alegria da Celebração do Natal de Jesus para todos os dias de nossas vidas, conclui o Padre Sidney.
Co-celebraram esta Eucaristia o Padre Alessandro, vigário paroquial, e o Padre Celso, grande amigo do nosso pároco e amigo nosso também, pois este é o terceiro natal consecutivo que ele passa conosco..
Procissão de Entrada |
Entrada da vela representando a imagem do Menino Jesus |
Proclamação do Evangelho |
Entrada do Menino Jesus feita pela Policia Militar |
Apresentação da Imagem do Menino Jesus |
Homilia |
Entronização do Menino Jesus no Presépio feita pela Policia Militar. |
Oração Eucarística |
Imagem do Menino apresentada para toda Assembleia. |
(Da esq. p/ dir): Padres Alessandro, Celso e Sidney. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário