terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Natal do Senhor

A comunidade paroquial esteve reunida na noite do Natal do Senhor para bem celebrar a Festa da Encarnação. A ilustração da noite foi marcada pela sintonia que foi estabelecida com a Campanha da Fraternidade, cujo tema tratou do Tráfico Humano em suas mais variadas formas.
A estratégica notícia dada pelo presidente da Eucaristia, Pe. Sidney, de que não seria possível receber a imagem do Menino Jesus naquele instante e que o presépio ficaria sem a presença do Menino Jesus lembrou do vazio que os familiares sentem ao terem seus entes traficados. Da mesma maneira que os entes se vão, também o Menino Jesus não estaria nem completaria o presépio. Este fato representou a dor das mães e famílias que sofrem com o trafico humano. A comunidade viveu um pouco  a dor de não ter a imagem do  Protagonista do Presépio, ou seja, em plena noite de Natal não receberíamos o menino Deus,assim como varias Família no mundo inteiro estão sofrendo com a dor de ter seus filhos traficados. 
Após a Proclamação do Evangelho, ainda sob a dinâmica litúrgica, um aviso é dado ao padre: foi encontrada a imagem do Menino Jesus. Tal Boa Nova foi com alegria à assembleia, que cantando de pé recebeu a imagem do Anfitrião da noite natalina que foi trazida pela Policia Militar de Minas Gerais que representou a força de Segurança Pública que combate ao tráfico humano.
Na homilia o padre assinalou alguns significados ao povo falando-nos também sobre as leituras e o Evangelho. Pregou: "a Palavra de Deus proclamada é viva e deve ser atualizada para nossos dias, pois em nossa caminhada, temos luzes e trevas. Quando ouvimos a Voz de Deus e a colocamos em prática,  como Abrão, estaremos sob a luz. Mas também as trevas fazem parte de nossas vidas, principalmente pelos pecados cometidos. Daí a chegada de Jesus ao mundo. Ele veio para ser a Luz do mundo".
Já o presépio, contou-nos Padre Sidney, deve ser nossa própria vida, onde o menino Deus deve fazer  morada em nossos corações, pois o modo infantil que Deus nos é apresentado, inspira em nós o amor. Ele quer nos amar e quer ser amado.
Celebrar o Natal é Motivo de encontrar com Jesus, pois ele é o real e  verdadeiro sentido para nossas vidas. Que levemos a confraternização e a alegria da Celebração do Natal de Jesus para todos os dias de nossas vidas, conclui o Padre Sidney.
Co-celebraram esta Eucaristia  o Padre Alessandro, vigário paroquial, e o Padre Celso, grande amigo do nosso pároco e amigo nosso também, pois este é o terceiro natal consecutivo que ele passa conosco..

Procissão de Entrada
Entrada da vela representando a
 imagem do Menino Jesus



Proclamação do Evangelho 
Entrada do Menino Jesus feita
pela Policia Militar


Apresentação da Imagem do Menino Jesus
Homilia


Entronização do Menino Jesus no Presépio
feita pela Policia Militar.
Oração Eucarística 




Imagem do Menino apresentada
para toda Assembleia.

 



(Da esq. p/ dir): Padres Alessandro, Celso e Sidney.
                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário